O bloco curvo para ultrassom foi desenvolvido para realização da calibração da sensibilidade dos cabeçotes angulares e, geralmente, são fabricados com furos, entalhes, comprimento, arco e espessura, conforme as especificações necessárias a cada aplicação.
Mais especificamente, o bloco curvo para ultrassom é utilizado em ensaios por ultrassom de soldas circunferenciais de tubulações (girth welds). Para tanto, o bloco curvo para ultrassom deve apresentar as mesmas dimensões que a peça submetida ao ensaio.
OBRIGATORIEDADE DO BLOCO CURVO PARA ULTRASSOM
Para a realização de ensaio por ultrassom de soldas circunferenciais de tubulações, a norma ASME, a Seção V, Artigo 4 prevê a utilização de bloco curvo para ultrassom para calibração da sensibilidade do ensaio, que deve ser correta em cada ensaio e que é determinada com preceito nos padrões nacionais e especificações da peça utilizada no ensaio.
Em casos em que há variações de diâmetro e espessura das tubulações, a mesma norma da ASME recomenda a utilização de diversos tipos de bloco curvo para ultrassom de modo a atender às solicitações, como ocorre, por exemplo, com empresas de refinaria de petróleo. O ideal é possuir um bloco curvo para ultrassom de cada diâmetro x espessura para cada tipo de tubo a ser inspecionado, sendo que o acabamento superficial deve ser similar.
A Norma ASME permite diversos tipos de bloco curvo para ultrassom de referência na inspeção de materiais, soldas e chapas. Basicamente, o bloco curvo para ultrassom deve atuar no ajuste preciso do controle de ganho do aparelho de ultrassom, sendo que sua função destina-se à detecção de descontinuidades, sejam elas importantes ou desprezadas nos processos de medição. A norma é então responsável pela certificação das dimensões e velocidade sônica, de modo que as medições estejam livres de erros e distúrbios.