Blog

CABEÇOTE PARA ULTRASSOM

O cabeçote para ultrassom, também conhecido como transdutor de ultrassom, é um acessório de alta resolução e que apresenta relativa sensibilidade e definição do eco. Foi desenvolvido especificamente para ensaios por ultrassom não destrutivos, denominados equipamentos de END (ensaios não destrutivos de materiais), com o objetivo de converter a energia elétrica em energia mecânica, sendo este um pulso ultrassônico e, da mesma forma, tem a capacidade de converter o contrário, pulsos ultrassônicos em energia elétrica.

Esse tipo de dispositivo é compatível com qualquer tipo de aparelho de ultrassom à disposição no mercado, sendo que o único fator a ser observado, e indispensavelmente importante, é a frequência que deve ser suportada durante a realização do ensaio.

TIPOS DE CABEÇOTE PARA ULTRASSOM

Há vários modelos de cabeçote para ultrassom disponíveis no mercado e cada um deles é minuciosamente desenvolvido para aplicações específicas. Dentre os principais modelos utilizados destacam-se os do tipo monocristal, duplo cristal, angulares, Phased Array, de imersão e o cabeçote para ultrassom específico para ensaios submetidos à alta temperatura. Particularmente para o cabeçote para ultrassom do tipo imersão, é imprescindível que o equipamento apresente o recurso denominado IFT (interface triggering), necessário para a identificação do sinal da coluna de água.

Além desses modelos, também existem o cabeçote para ultrassom com sapata de atraso, o DAAH series, X- series phased, WheelProbe, EMAT (Electro Magnetic Acoustic Transducer) e modelos de cabeçote para ultrassom especiais.

Últimos artigos do blog
Assine nossa newsletter