Sendo um aparelho utilizado para a determinação da quantidade e amplitude de ruídos expostos ao trabalhador em ambiente de trabalho, o audiodosímetro é um equipamento de necessidade extrema, utilizado, geralmente, em setores industriais ou de construção. Para que seu uso seja totalizado, a calibração de audiodosimetro é tão importante quanto o uso do próprio produto, garantindo que o trabalhador não se prejudique ou diminua sua produtividade.
CARACTERÍSTICAS DO APARELHO QUE DEMONSTRAM A NECESSIDADE DE CALIBRAÇÃO DE AUDIODOSIMETRO
Também conhecido popularmente como dosímetro de ruído, o audiodosímetro pode ser estruturado com diversos tipos de materiais que permitam o isolamento sonoro; para que esse isolamento seja pontual, a calibração de audiodosimetro age com direcionamento, retomando a qualidade do produto e garantindo tranquilidade para o contratante.
Assim como todo tipo de calibração, a calibração de audiodosimetro possui padrões de comparação ideais para o reajuste do equipamento, sendo eles topicalizados e divididos pela NR-15 e pelo INSS.
PONTOS A SEREM OBSERVADOS PARA A SOLICITAÇÃO DE CALIBRAÇÃO DE AUDIODOSIMETRO
Como a calibração de audiodosimetro deve ser realizada por profissionais capacitados, se o fornecedor desse serviço garantiu o trabalho com precisão, a última preocupação para o solicitante é a comprovação do serviço e validade da calibração para que não prejudique seus funcionários ou a própria empresa. Essa comprovação pode ser concretizada com o certificado de calibração que o fornecedor deve desenvolver e com o relatório que descreve os processos realizados no serviço.
Como esse relatório precisa descrever os valores e resultados do processo de calibração de audiodosimetro, o solicitante do serviço é certificado legalmente e pode comprovar o desempenho do seu produto; além disso, atesta sua qualidade para seus clientes e amplia sua imagem no mercado.