Correntes parasitas, também chamadas de correntes de Foucault, são correntes induzidas em materiais condutores que se movem em um campo magnético. As correntes parasitas são muito utilizadas em processos industriais e em outros, como, por exemplo, nos sistemas de frenagem de trens controlados por ímãs, e também na pesagem de materiais em balanças de precisão.
Diversos equipamentos são movidos pelas correntes parasitas, como os medidores de condutividade elétrica, os aparelhos para controle e separação de peças metálicas seriadas, os aparelhos para detecção de defeitos nessas peças, aparelhos para detecção de defeitos em tubos, barras e arames, aparelhos para inspeção de tubos de trocadores de calor, entre muitos outros. Devido a essa vasta utilização das correntes parasitas (Eddy current) é que elas devem ser submetidas à calibração de correntes parasitas para que sempre apresentem funcionamento adequado e satisfatório.
MAIS SOBRE A CALIBRAÇÃO DE CORRENTES PARASITAS
A calibração de correntes parasitas de equipamentos movidos por elas e seus acessórios deve ser realizada de maneira periódica, pois uma caracterização correta de descontinuidades e a medição exata das propriedades dos materiais ferromagnéticos são essenciais para o bom andamento dos processos nos quais são empregados esses equipamentos. Dessa forma, esses parâmetros devem estar de acordo com as especificações do aparelho.
A calibração de correntes parasitas é de importância fundamental para o bom funcionamento de uma grande quantidade de aparelhos de medição e de detecção de defeitos, sendo que este procedimento nunca deve ser dispensado, já que qualquer falha ou erro de medição pode prejudicar gravemente todo um sistema ou um processo industrial.
Por fim, a calibração de correntes parasitas deve ser realizada por profissionais capacitados, sendo importante a contratação de laboratórios confiáveis para a execução desse serviço.