A calibração de equipamentos nada mais é do que uma série de operações que estabelecem uma relação comparativa entre os valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados, aplicando, quando necessário, o ajuste e a regulagem.
MOTIVOS PARA FAZER A CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
A calibração de equipamentos é um processo utilizado em instrumentos de medição que interferem na qualidade do produto final e ela deve ser realizada em todos os materiais que tiverem influência na exatidão ou na validade dos ensaios, mesmo que não estejam diretamente vinculados à medição.
Realizar o processo de calibração de equipamentos e obter um certificado de calibração são ações extremamente importantes, já que fornecem informações indispensáveis e que ajudam a tomar as melhores decisões de gerenciamento para eventuais correções a serem realizadas na metodologia, possibilitando também que seja estabelecida a correspondência entre a indicação do instrumento de medição e o valor que é padrão.
Além disso, a calibração de equipamentos ajuda a determinar outras peculiaridades metrológicas, como, por exemplo, o efeito das grandezas de influência sobre a indicação, ou ainda a conduta de lógica dos sistemas de medição em diferentes condições de utilização, como temperaturas altas ou baixas demais, ausência de gravidade, dentre várias outras mais.
A frequência (periodicidade) da calibração de equipamentos depende de uma série de critérios, como, por exemplo, o tipo de instrumento e a periodicidade sugerida pelo fabricante, o histórico de manutenção e utilização, a análise de dados de calibrações anteriores, a comparação a equipamentos similares, procedimentos e normas, dentre outros.
Por fim, a execução de um serviço de qualidade é determinante para garantir a excelência na fabricação de qualquer produto, já que os equipamentos de medição são a chave para assegurar que os instrumentos usados para controlar o produto irão de fato garantir sua qualidade final.