Blog

Calibração de Estufas

Com funcionamento baseado na dilatação ou compressão de uma haste metálica constituída de dois metais de dilatação diferentes, a estufa é um meio de aquecimento direcionado para equipamentos diversos, que necessitam de um controle da temperatura pontual e constante. Para seu funcionamento adequado, a estufa precisa ser frequentemente reparada, sendo a calibração de estufas o processo mais adequado para garantir a qualidade esperada.

CARACTERÍSTICA DA CALIBRAÇÃO DE ESTUFAS

Como o equipamento precisa de controles eletrônicos de temperatura precisos que trabalham por períodos longos de tempo, a calibração de estufas permite que esse período não sofra interrupções ou mudanças abruptas de desempenho, garantindo o trabalho ideal e adequando o equipamento à função necessária.

Para essa calibração, os procedimentos necessários resumem-se a observar se as chapas bimetálicas estão danificadas; caso haja algum dano, os resultados do trabalho da estufa serão comprometidos, fazendo com que o fornecedor de serviço de calibração de estufas inicie seu trabalho de reparos.

Como o controle de temperatura das estufas pode variar em relação ao meio de apresentar os resultados, a calibração de estufas deve relacionar todos os valores com as temperaturas lidas com um termômetro no interior da estufa, após o tempo de estabilização da temperatura interna. Além disso, para estufas que possuem controle eletrônico P.I.D., sua calibração depende do grau de complexidade do sistema, sendo necessário o trabalho de especialistas na área.

OBRIGATORIEDADES DO FORNECEDOR DE CALIBRAÇÃO DE ESTUFAS

Com a calibração de estufas, o fornecedor permite que o equipamento trabalhe com total desempenho. Além disso, cabe ao fornecedor desenvolver um relatório especificando as etapas da calibração realizada e emitir um certificado que determinará a validade da calibração e comprovará a performance do equipamento em âmbito nacional e internacional.

Últimos artigos do blog
Assine nossa newsletter