Blog

Calibração de Luxímetro

Um dos serviços mais utilizados e importantes do mercado é a calibração de equipamentos, isso, pois os resultados obtidos por meio deste processo, além de serem ótimos, trazem um custo-benefício excelente para os clientes, que dessa maneira conseguem prolongar a vida útil de seus aparelhos, além, é claro, de economizar tempo e dinheiro.

Um dos equipamentos onde a calibração é útil é no medidor de luz visível, também conhecido como luxímetro, que é um instrumento que mede a intensidade luminosa. Ele possui células fotoelétricas que possuem filtros que permitem medir somente o espectro visível a qual é de interesse do inspetor, logo a calibração de luxímetro se faz necessária para que a qualidade do equipamento permaneça alta.

Geralmente os modelos de filtros dos luxímetros permitem medir um espectro que compreendem de 380 nm até 760 nm e picos em 555 nm. Como se trata de um aparelho muito usado, inúmeras empresas o comercializam e fazem a calibração de luxímetro, no entanto é aconselhável que todo cliente faça esse processo junto a uma empresa especializada na área para garantir a melhor calibração possível.

A  importância da calibração de Luxímetro

A grande parte dos instrumentos ópticos, como o Luxímetro, indicam valores com erros muito grandes, o que acaba interferindo e, atrapalhando as inspeções em ambientes que necessitam ter um controle de luminosidade, logo a calibração de luxímetro é válida para evitar que esses erros ocorram.

É bom lembrar que esses tipos de erros acontecem até mesmo nos novos instrumentos, pois eles podem indicar valores fora de sua exatidão, portanto é muito importante que a calibração de luxímetro esteja em dia, isso  com certeza dará confiabilidade na medição, facilitando todo o processo.

Últimos artigos do blog
Assine nossa newsletter