Blog

Sistema Integrado para Inspeção de Torres de Turbinas Eólicas

  1. O que é uma torre? A torre geralmente é projetada para ser cônica ou cilíndrica, e uma grande quantidade de trabalho de soldagem é necessária durante o processo de fabricação, incluindo soldagem da seção da torre e flanges, seções da torre e aneis de fundação. O peso representa cerca da metade do peso total da  turbina eólica. Para atingir uma altura adequada a barlavento, normalmente é centenas de metros de altura. Normalmente é necessário centenas de metros de altura para atingir uma altura de barlavento adequado.
  2. Inspeção da torre

Além de suportar toda a cabine e as lâminas, a torre também necessita suportar vibração, corrosão, fadiga e mudanças de força causadas pelo ambiente e condições de trabalho durante a operação. Se houver defeitos dentro da solda, a resistência da soldagem será seriamente reduzida e haverá perigos ocultos, como fraturas e danos, causando grandes perdas econômicas e acidentes de segurança. Para garantir a fabricação e a qualidade da torre, a inspeção das soldas é necessária para garantir sua resistência e segurança. As soldas no processo de fabricação da torre incluem em soldas de topo após a chapa de aço ser calandrada para formar um cilindro, as soldas conectam as seções da torre, e a torre ao flange. Essas soldas podem conter diversos defeitos, como falta de fusão, penetração incompleta, inclusões de escória, porosidades, trincas, etc.

Os defeitos de solda acima mencionados são geralmente detectados por ensaios visual, ultrassom, partículas magnéticas, líquidos penetrantes, emissão acústica e radiografia. Atualmente, a detecção de soldas de torres em serviço é realizada principalmente por acesso por cordas ou montando escadas. Os inspetores sempre se deparam com ambientes de trabalho em altitudes elevadas e longas horas de trabalho físico, que não só representam uma ameaça à saúde e segurança do pessoal, mas também limita seriamente a eficiência e a qualidade do trabalho.

e e segurança do pessoal, mas também seriamente limita a eficiência e a qualidade do trabalho.

  1. Sistema de ensaio testes integrado ALPHA 1006

Em resposta às diversas dificuldades e problemas na inspeção de solda em torres de turbinas eólicas, a SIUI desenvolveu o sistema de ensaio integrado ALPHA 1006, que integra de forma criativa o módulo ultrassônico e o scanner de escalada de parede. Isso permite que os inspetores trabalhem em um ambiente mais seguro, reduzindo significativamente a dificuldade e a pressão do trabalho, melhorando a eficiência do trabalho. 

O ALPHA 1006 é composto principalmente de três partes: um scanner de escalada de parede, um controle remoto sem fio e um laptop robusto com software personalizado. O scanner é integrado a um módulo ultrassônico, que suporta cabeçotes PAUT/ToFD. Por meio de controle manual ou planejamento inteligente de software, o scanner se move na superfície da torre para concluir a inspeção de qualidade da soldagem. Para se adaptar ao ambiente de trabalho complexo, o sistema adota vários designs funcionais e considerações de segurança, e pode desempenhar as seguintes vantagens no processo de inspeção no local.

Ambiente de trabalho amigável

  • O módulo ultrassônico e o scanner de escalada de parede são integrados.
  • O sistema inteiro tem apenas uma mangueira  de água para conexão externa.
  • Os inspetores trabalham basicamente no solo, o que reduz muito os riscos de trabalho das operações em grandes altitudes.
  • Pode entrar em espaços pequenos e escuros para inspeção, otimizar o ambiente operacional dos inspectores e reduzir a dificuldade de trabalho

Múltiplas medidas para garantir a segurança

  • Uso de uma corda de segurança para evitar quedas acidentais. 
  • Equipado com vários sensores para obter informações em tempo real sobre o ambiente ao redor, monitorar continuamente o ambiente atual e o status do scanner e evitar possíveis problemas com antecedência.
  • Uso de rodas magnéticas de nível industrial para uma melhor fixação, com uma relação carga/peso maior do que 1.
  • As rodas magnéticas podem ajustar automaticamente sua altura para obter ajuste adaptável às superfícies curvadas da torre e obter fixação suficiente.
  • O grau de proteção atinge o IP66, que pode suportar jatos de água violentos e lidar com ambientes de trabalho severos e complexos.

Movimentação flexível

  • O módulo de motor duplo aciona as rodas magnéticas em ambos os lados para obter  movimentação longitudinal, circunferencial e direcionável na superfície da torre.
  • Baterias de lítio integradas para fornecimento de energia, sem necessidade de transportar e conectar a um cabo de alimentação volumoso e pesado. O movimento se torna mais leve e flexível, e é conveniente para transportar e carregar.
  • Evite perigos ocultos, como emaranhamento de cabos, danos e interferência de sinal de transmissão de longa distância durante a movimentação.

Movimentação de alta precisão

  • O scanner pode se mover ao longo da solda na superfície da torre com alta precisão de acordo com o caminho de movimentação planejado.
  • Encoder integrado à roda, ajusta-se dinamicamente ao longo do caminho de movimentação para garantir a precisão da varredura.

Monitoramento visual remoto

  • O sistema é equipado com uma câmera sem fio que pode monitorar a operação do scanner em tempo real. Os inspetores podem intuitivamente perceber o ambiente ao redor e o status de trabalho atual, e ajustar o movimento do scanner a qualquer momento, conforme necessário.
  • A distância de transmissão de dados sem fio é de até 30 metros, atendendo aos requisitos gerais de inspeções no local.
  • A aquisição de dados é recebida pelo laptop e os parâmetros podem ser ajustados conforme necessário em tempo real.

Expansível

    • O sistema adota um design modular e pode ser rapidamente expandido e adaptado de acordo com peças de trabalho específicas, como tubulações de longa distância e vasos de pressão.
    • A configuração padrão suporta 2 cabeçotes de PA + 1 canal de cabeçotes ToFD para detecção simultânea, até 8 cabeçotes.
    • Ele pode ser expandido com braço de varredura de dois eixos para mapeamento de corrosão.

      1. Casos no campo

      Além da inspeção de torre, o sistema de ensaio  integrado ALPHA 1006 também pode ser usado em outros cenários de aplicação.

Últimos artigos do blog
Assine nossa newsletter